h1

Deficientes fisicos e o esporte

novembro 12, 2008

O Esporte e o Deficiente Físico:

O portador de deficiência não só pode como DEVE praticar esportes. Diversos são os esportes que podem ser praticados pelo portador de deficiência como Basquete em cadeira de rodas, Atletismo, Natação e muito outros.  

Antes da 2ª Guerra Mundial, nos casos de secção da medula, a mortalidade era de quase 100 % em poucos meses, devido a infecções respiratórias, urinárias e escaras de decúbito. Só após a 2ª Guerra Mundial, a prática desportiva começou a ser usada. De início, no Hospital Stoke Mendeville na Inglaterra, por iniciativa do neurologista e neurocirurgião alemão Ludwig Guttann. No Brasil, por volta de 1958, através da iniciativa de brasileiros paraplégicos e tetraplégicos que retornavam de tratamentos em hospitais americanos. Com o objetivo de dar continuidade aos trabalhos desportivos lá desenvolvidos, eles criaram clubes em São Paulo e Rio de Janeiro, para atender à essa necessidade. Atualmente, várias associações foram criadas, atendendo não apenas à área desportiva, mas principalmente no tocante à área sócio-cultural, como a ADD (Associação Desportiva para Deficientes).

Além dos benefícios fisiológicos que a atividade física proporciona, o principal objetivo está relacionado com o restabelecimento da auto- estima e, conseqüentemente, a diminuição da depressão provocada pelo impacto da nova realidade que se apresenta para a pessoa portadora de deficiência, nos casos da lesão adquirida, facilitando assim, a reintegração à sociedade. O apoio à prática de esportes facilita a reabilitação física e psicológica de milhares de pessoas que possuem algum tipo de deficiência física ou mental.

Apenas no estado de São Paulo, estima-se que mais de 10 % da população seja portadora de deficiência, sendo que muito poucos destes têm acesso aos esportes.

Essas pessoas, taxadas de “incapacitadas” e excluídas das atividades normais da sociedade, encontram no esporte uma forma de reintegração, provando sua capacidade de realizar diversas atividades físicas. Normalmente, o esporte funciona até como uma forma de reentrada no mercado de trabalho, já que a pessoa descobre como lidar com suas limitações.

Mas o importante para essas pessoas é que, ao integrar um time ou disputar um campeonato, elas superam todos os limites e rompem todas as expectativas, tornando-se verdadeiros campeões.

Apesar da deficiência, não trazem consigo o peso e a tristeza por sua condição, mas sim a alegria, a garra e a determinação dos Campeões, o que só vem a provar que todos podem ter uma vida feliz e saudável, só basta querer, e lutar para que isto se concretize.

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: